Portuguese English Spanish

IBRAPP lança Projeto Sonho de Menina, Realidade de Mulher

Quinta, 10 Março 2016 16:22

Em uma manhã de muita alegria e informação, o Instituto Brasileiro de Políticas Públicas – IBRAPP fez o lançamento do Projeto “Sonho de Menina, Realidade de Mulher” na Paróquia São João Batista, no bairro Recanto dos Vinhais, São Luis - MA.

O projeto é uma iniciativa do IBRAPP que além da busca constante da excelência na prestação de serviço, possui uma preocupação com questões sociais, na defesa e inclusão de grupos, priorizando o bem estar físico e mental das pessoas e visa contribuir para a articulação e qualificação de políticas públicas.

Meninas de 10 a 17 anos de comunidades do entorno do IBRAPP foram cadastradas por faixa etária para abordagem de temas de acordo com o seu grau de desenvolvimento sócio-cultural. Após o cadastramento, elas foram direcionadas para a área externa da paróquia onde foi cantado o Hino Nacional Brasileiro e houve a apresentação do ballet do Projeto Abrindo o Caminho do Bairro de Fátima – São Luis MA.

 

Após a apresentação, houveram os pronunciamentos do representante da SEMUS, George Wellignton, da Lisiana Bessa (SESC), da Régia Maciel (Instituto Embeleze), do Pe. Jadson Barbosa (Paróquia São João Batista) e da presidente do IBRAPP, Rita Salgado que destacou a importância do projeto, agradecendo também o Centro de Terapias Orientais – CTO, a Viação Primor, a Empresa São Benedito e todas instituições que colaboraram na execução do projeto.

Em seguida a gerente da ONG Plan Internacional no Maranhão, Creuziane Correia, apresentou uma palestra educativa e um vídeo intitulado Essa é Minha Vez que destacava a importância da mulher na sociedade e do empoderamento feminino.

Foram desenvolvidas várias atividades como rodas de conversas, oficinas de leitura, campanhas e orientações para uma vida saudável, danças, aplicação de flúor, maquiagem, corte de cabelo, massagem em um ambiente preparado para receber as meninas de maneira alegre e atrativa, criando assim um ambiente prazeroso onde o saber se misturou com o viver de cada uma em situações que fizeram vivenciar momentos de muito aprendizado.

 

No encerramento do evento, houve o agradecimento a todos os participantes do projeto, distribuição de brindes e a escolha da “Garota Sonho de Menina 2016”. Tayna Rayanne, 16 anos, foi vencedora do concurso e destacou: “O projeto trouxe mais conhecimento, muitas meninas que estavam na roda de conversa não sabiam como evitar a gravidez na adolescência, pois não tem oportunidade de conversar com seus pais, na minha própria família teve um caso onde a minha prima teve uma gravidez não planejada”, para a mãe de uma das participantes do projeto, a dona de casa Maria do Socorro, o projeto mostrou a importância da mulher e sua força na sociedade: “Gostaria de agradecer o IBRAPP pelos momentos maravilhosos que passamos, nos mostrou que podemos realizar tudo aquilo que sonhamos através do nosso empoderamento e ficamos felizes por saber que existe uma instituição que é nossa aliada na formação de nossas filhas”.

 

As ações do Projeto Sonho de Menina, Realidade de Mulher serão realizadosdurante todo a ano para a formação psicosocial de meninas de 10 a 17 anos das comunidades que estejam em comunidadesem situação de risco e vulnerabilidade social, reconhecendo os principais problemas que lhes cercam tanto individualmente quanto na sociedade. Para mais informações do projeto e sobre o IBRAPP, acesse www.ibrapp.com.

 

Download Free Premium Joomla Templates • FREE High-quality Joomla! Designs BIGtheme.net