Portuguese English Spanish

Memorial

2008

Fundação do IBRAPP

     O IBRAPP foi fundado no ano de 2008 na cidade de São Luís - MA por uma equipe de Gestores públicos, advogados e contabilistas, onde Rita Salgado, líder dessa equipe multidisciplinar, procurou articular a verdadeira missão do Instituto que é colaborar para o desenvolvimento institucional do poder público. Mas logo nos primeiros anos de atuação, devido às muitas demandas oriundas dos contratos firmados com os órgãos públicos, o que era uma pequena equipe encarregada de elaborar, gerir e executar projetos e serviços, tornou-se uma organização subdividida em muitos setores e filiais. No ano de 2010 o IBRAPP lançava-se no Estado de Minas Gerais executando juntamente com a Secretaria de Trabalho e Emprego o projeto Inclusão Produtiva. Nos anos subsequentes o Instituto expandiu-se criando outras regionais no Estado do Rio de Janeiro (2011), Acre (2011), Distrito Federal (2011), Rondônia (2011) Paraíba (2011) e Tocantins (2012) onde mantém uma rede de contratos e prestações de serviços capacitando profissionais nas mais diversas áreas. Hoje o IBRAPP possui mais de 1200 colaboradores atuando de norte ao sul do país.

 

Primeiros contratos

     O IBRAPP assina contrato com o IPHAN no Estado do Piauí para a realização  do encontro internacional de comunidades quilombolas. Logo depois o Instituto firma contrato  também com a FUNASA e a FUNAI no Estado do Maranhão, para a prestação de mão de obra e fornecimento de alimentação.

 Implantação de Ouvidoria

     O Instituto desenvolve um sistema de Ouvidoria para PRODEPA . O serviço otimizou a tecnologia a serviço do cidadão com  o Governo do Estado do Pará.


2009

Vitória em licitações

     O IBRAPP ganha várias licitações e por meio disso firma contrato com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), SESC-MA E FUNAI

 2010

Gestão do Projeto de Inclusão Produtiva

     O projeto Inclusão Produtiva, realizado pela Secretaria de Trabalho e Emprego em convênio com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, começou a ser executado pelo IBRAPP em 2010 no Estado de Minas Gerais. Por meio deste projeto de inclusão social, pequenos produtores tiveram um espaço para comercializarem seus produtos artesanais, alimentícios e reciclados, além de serviços autônomos fazendo com que a promoção do empreendedorismo solidário fosse intensificado nas regiões mais pobres de Minas Gerais. O objetivo do projeto foi dá suporte técnico e operacional para o empreendedorismo desses produtores, por meio de um assessoramento e capacitação dos produtores quer seja de forma associativa, familiar ou individual. Nessa gestão do projeto mais de 50 cidades mineiras foram contempladas , onde o índice de vulnerabilidade social ainda é uma realidade a ser combatida.

 

Abertura de Escritório em Minas Gerais

     Visando ampliar sua rede de contratos, e poder dá maior assistência ao projeto de Inclusão Produtiva, o IBRAPP abre escritório em Belo Horizonte- MG, Teófilo Otoni -MG e Montes Claros -MG

PROACRE/SESACRE

     O IBRAPP implantou o projeto de linha de pesquisa do atendimento das unidades de saúde básica no âmbito do programa do PROACRE. Essa pesquisa possibilitou que algumas falhas fossem sanadas, além de levantar dados sobre a infraestrutura da saúde pública do Estado do ACRE.

Programa de estágio

O IBRAPP incentiva por meio de contrato com o TRE-PA o Programa de Estágio, oferecendo oportunidades para os jovens no mercado de trabalho.

2011

Abertura de Escritórios

     Devido o sucesso de suas atividades o Instituto investe em sua infra-estrutura corporativa e abre escritórios  no Rio de Janeiro (RJ), Rio Branco (AC), Porto Velho (RO), João Pessoa (PB) e em Brasília (DF).

 

 

 

 Programa Viva Mulher

     Em parceria com a Secretaria da Mulher do Estado do Maranhão o IBRAPP executa a gestão do programa Viva Mulher, levando serviços de assessoria jurídica, psicossocial e exames preventivos de câncer de mama e de doenças sexualmente transmissíveis para mulheres em mais de 30 municípios maranhenses por meio de uma carreta. O programa ainda executava palestras de autoestima para mulheres vítimas de violência.

Contrato com a SESAU

     A Secretaria de Saúde de Rondônia  assina contrato com o IBRAPP, onde por meio desse contrato formou-se um mutirão de médicos ortopedistas para sanar a crise de cirurgias ortopédicas existente no Estado.

2012

Título de OS

   

 O Governo do Estado de Rondônia concede ao IBRAPP o título de OSS ( Organização Social de Saúde)

 

 

 

 

Gestão do Projeto Agentes do Verde

     Realizado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão e executado pelo IBRAPP o projeto Agentes do Verde, iniciou suas atividades no município de Pinheiro-MA. Tendo por objetivo colaborar na preservação do meio ambiente e como foco a educação ambiental, o projeto capacitou muitos jovens como agentes ambientais nessa região da baixada maranhense. Por meio de oficinas de artesanato, os alunos reciclavam aquilo que ia se transformar em lixo e o transformavam em bens de consumo, o que contribuía também na geração de renda. Além disso, por meio de embasamento teórico os alunos tiveram uma maior dimensão dos recursos naturais e qual a melhor maneira de utilizá-los sem causar degradação impactante ao meio ambiente.

 

Contratos por diversos Estados Brasileiros

     O IBRAPP investe em contratos por diversos Estados Brasileiros, provando sua capacidade em ser um prestador de serviços em nível Nacional. Dessa forma firmou contrato com O Ministério do Trabalho (SE), Defensoria Pública da União (SE), Hospital Universitário do Maranhão - HUFMA ( MA), Secretaria de Desenvolvimento Social de Minas Gerais - SEDE (MG), Ministério dos Transportes (MG) e a Anatel (RJ).

Inauguração de escritório em Tocantins

     Guiado por sua visão em ser reconhecido em nível nacional e internacional como uma Organização de referência no desenvolvimento da Gestão Pública, o IBRAPP aposta na abertura de mais um escritório no estado do Tocantins.

2013

Certificação no CADASTUR

     O CADASTUR, órgão ligado diretamente ao Ministério do Turismo, certificou o IBRAPP como entidade prestadora especializada em segmentos turísticos. Uma das razões para que o Instituto fosse contemplado com essa certificação foi sua prestação de serviços na área do turismo, além da elaboração, execução e gestão de projetos também nessa área. 

Atuação dos escritórios de Tocantins e Brasília

  • Com a atuação de um novo escritório no Estado do Tocantins, o IBRAPP venceu diversas licitações nesse estado, firmando contratos com Órgãos Públicos federais como o IPHAN e a Polícia Federal. No mesmo ano o Instituto assinou contrato também com o TRE e a Receita Federal do Tocantins.
  • O Instituto já consolidado como parceiro do poder público, consegue em Brasília, firmar contrato com o CNPQ, INEP e a ANVISA.

Culminância do projeto Agentes do Verde

 

     Os alunos do projeto festejam em praça pública (Pinheiro-MA) a culminância do projeto Agentes do Verde.O evento, realizado pelo IBRAPP, contou apresentações culturais e exposição dos materiais confeccionados pelos próprios alunos nas oficinas de reciclagem. O projeto, executado pelo IBRAPP, capacitou mais de 65 jovens como agentes ambientais para atuarem como multiplicadores da preservação do meio ambiente por meio de uma educação ambiental.

 

 

 Campanha do Novembro azul

     
     Durante a Campanha de prevenção e combate contra o câncer de próstata, o IBRAPP abraçou a causa do movimento Novembro Azul.  Durante a campanha o IBRAPP incentivou times de futebol como o Vila Nova ( GO), Sampaio Correia ( MA) e o Cruzeiro Sport Clube (MG) a ostentarem a faixa "Entre nesse time, faça parte dessa torcida" durante o campeonato brasileiro de 2013, como formar de sensibilizar os homens a quebrarem o preconceito e se submeterem ao exame de toque da próstata como forma de prevenção do câncer. Por conta disso, a campanha promovida pelo IBRAPP ganhou grande repercursão na mídia nacional.

2014

Consolidação do IBRAPP como entidade do Terceiro Setor

     O IBRAPP consolida-se como uma entidade do Terceiro Setor vencedora de licitações públicas nos critérios de menor preço e capacidade técnica.

 

 

 

Lançamento da segunda etapa do Projeto Agentes do Verde

     Após o sucesso da execução do projeto Agentes do Verde, a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Estado do Maranhão -SEMA, resolve ampliar o projeto para a zona rural do município de Pinheiro. Dessa forma, a SEMA renova o contrato com o IBRAPP.

Contrato com a SESAU

     Diante do sucesso do mutirão de cirurgias ortopédicas  realizadas pelo IBRAPP em Rondônia, o Instituto firma contrato com a Secretaria de Saúde do Estado de Rondônia para a prestação de serviços especializados em ortopedia e traumatologia nos hospitais públicos de alta complexidade de Porto Velho.

 

Ação Social Ciranda dos Sonhos

     A ação social Ciranda dos Sonhos, promovida pelo IBRAPP em benefício de crianças soropositivas do Maranhão, chama a atenção da mídia e lança a pauta de discussão sobre o preconceito sofrido por essas crianças, e que por conta disso precisam viver reclusas em uma "Casa de apoio". A ação, por meio do trabalho de voluntários do próprio IBRAPP,  executou atividades de leitura dinâmica, teatro, dança, música e passeio turístico pela cidade de São Luís-MA.

 

Culminância do projeto Agentes do Verde

O IBRAPP realiza a culminância da segunda etapa do projeto Agentes do Verde capacitando cerca de 70 jovens como agentes ambientais no Povoado Paraíso localizado no município de Pinheiro -MA.

 

 

O IBRAPP ganha registro como entidade executora de programa e projetos sócio-assistenciais.

 

     Conselho Municipal de Assistência Social de São Luís-MA, concedeu o registro ao IBRAPP de entidade executora de programa e projetos com benefícios sócio-assistenciais. O registro foi em decorrência das ações continuadas de assessoramento e defesa da garantia de direitos das crianças, adolescentes e mulheres na capital.

                 Ação Social A arte e a magia de contar estórias     

O IBRAPP realiza a Ação Social " A arte e a magia de contar estórias" em benefício de alunos de escola comunitária em São Luís. O objetivo da Ação foi promover oficinas de leituras de estórias infantis e dramatização das mesmas por meio das Artes Cênicas, como forma de incentivo à leitura, bem como a educação por meio da arte e cultura.

 

         Apresentação do Projeto Comunidades Produtivas

O IBRAPP apresenta o projeto Comunidades Produtivas como uma das alternativas para promover o alavancamento do IDH do Maranhão. Com esse objetivo o IBRAPP concedeu diversas entrevistas aos veículos de comunicação do Estado e articulou  reuniões com  algumas secretarias estaduais para a possível implantação do projeto.

 

 

 2015

Conferência de Imprensa: Como melhorar o IDH do Maranhão?

Com o objetivo de promover o debate público acerca das problemáticas que envolvem o IDH do Maranhão e encontrar possíveis alternativas para retirar o Maranhão do ranking de um dos estados mais pobres do país, o IBRAPP realizou a Conferência de Imprensa : Como melhorar o IDH do Maranhão? Compareceram ao evento, além da presença dos jornalistas, representantes  das Secretarias de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Secretaria de Comunicação , Casa Civil e dentre outros. Durante a Conferência, o IBRAPP apresentou o projeto Comunidades Produtivas como uma das soluções para ajudar no alavancamento dos 30 municípios maranhenses com o menor Índice de Desenvolvimento Humano.

O IBRAPP participa de um novo mutirão de Cirurgias Ortopédicas em Cacoal -RO.

No mês de maio os médicos do IBRAPP participaram de um mutirão de cirurgias ortopédicas no Hospital Regional de Cacoal-RO. Foram realizadas cerca de 150 cirurgias em aproximadamente 15 dias. O mutirão sanou a problemática que o Hospital Regional vinha enfrentando pela fila de espera por esse tipo de atendimento.

 

IBRAPP incentiva o projeto " Terça na Biblioteca".

No mês de junho o IBRAPP, em parceria com a Biblioteca Infantil Viriato Corrêa, promoveu uma nova edição do projeto " Terça na Biblioteca". O objetivo foi proprorcionar para cerca de 70 crianças de escolas comunitárias da cidade de São Luís-MA, a oportunidade de participar de atividades lúdicas como roda de contação de estórias, produção de fantoches e apresentação da história e cultura do Maranhão e com isso fortalecer a educação dessas crianças por meio do hábito da leitura.

Projeto NAIPP ganha destaque durante a EXPOSEGMA 2015
 
 
 
 Durante a EXPOSEGMA (Exposição Sobre Segurança do Maranhão) 2015 que aconteceu entre os dias 04 e 05 de agosto na Praça Maria Aragão em São Luís-MA, o IBRAPP (Instituto Brasileiro de Políticas Públicas) apresentou o Projeto NAIPP (Núcleo de Atendimento Integrado Psicossocial para Policiais). O projeto, que atua na área da prevenção da saúde mental do policial, ganhou destaque durante o evento, porque segundo os próprios policiais que prestigiaram a exposição, trata-se de um serviço inovador e que se faz necessário para o aprimoramento da polícia do Maranhão. 
      Autoridades que estiveram presentes no evento, como o Deputado Estadual Cabo Campos, apontou que o projeto seria de grande importância para manter a qualidade dos serviços prestados pela Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA).

 

 Trajetória do IBRAPP é tema de seminário sobre empreendedorismo

 
Alunos do curso técnico de administração do Centro de Ensino Profissionalizante do Maranhão – CEMP, durante seminário para colação de grau no dia 17 de setembro apresentaram a trajetória do IBRAPP como um case de sucesso na área do empreendedorismo.
Os projetos e serviços do IBRAPP serviram de exemplos como cases de sucesso na resolução de problemas sociais nas áreas da economia, inclusão social, sustentabilidade, capacitação de mão de obra e etc. 
 
 
 
 Atuação do IBRAPP recebe elogios na Câmara Federal
 
     O Deputado Federal Gozanga Patriota – PSB(PE), em seu discurso para a plenária dos deputados federais no dia , elogiou o trabalho desenvolvido pelo IBRAPP no Brasil destacando a experiência do Instituto em sanar agravantes sociais por meio de projetos, como o Projeto de Inclusão Produtiva para o desenvolvimento de cadeias produtivas e da  economia na região mais pobre de Minas Gerais, e o projeto Agentes do Verde que contribuiu para a educação ambiental para a preservação dos recursos naturais no município de Pinheiro-MA.
 
     Ainda durante o seu discurso o deputado, sempre elogiando a atuação do IBRAPP na elaboração de projetos que auxiliam a Gestão Pública, citou o projeto NAIPP (Núcleo de Atendimento Integrado Psicossocial para Policiais). Projeto elaborado pelo IBRAPP em agosto ( 2015) e que foi apresentado em algumas Secretarias de Estado de Segurança Pública para prestar apoio psicológico aos policiais e diminuir com isso o estresse policial garantindo uma segurança pública de qualidade à população.
 
TV UFMA firma contrato com o IBRAPP
 

 A TV UFMA firma contrato com o IBRAPP, e entra no ar pelo canal 54.1D. A emissora, conduzida por funcionários do IBRAPPP, tem por  compromisso produções audiovisuais com ênfase em uma educação de alto nível que favoreça a qualidade de vida da população e valorize a cultura regional e a cidadania.

 

O IBRAPP promove Ação Social Ciranda dos Sonhos 2015

     No dia 17 de outubro o IBRAPP realizou a Ação Social Ciranda dos Sonhos 2015. A Ação, que está na sua segunda edição, proporcionou uma manhã de atividades lúdicas, sessão de cinema e distribuição de brinquedos para crianças carentes da comunidade do Recanto dos Vinhais, além de outras que são portadoras do vírus HIV e que vivem na casa de apoio Casa Sonho de Criança.

 

Download Free Premium Joomla Templates • FREE High-quality Joomla! Designs BIGtheme.net